Polêmica

Funcionária fantasma é afastada após denúncia em Capão do Leão

Recepcionista foi contratada por terceirizada para atuar no Pronto Atendimento

Foto: Reprodução - Segundo denúncia, ausência da recepcionista em horário de trabalho é recorrente

Uma funcionária fantasma foi afastada do Pronto Atendimento de Capão do Leão após denúncias no domingo. A recepcionista, contratada através de uma empresa terceirizada, foi flagrada assinando o ponto e, depois, trabalhando em um estabelecimento comercial em frente ao hospital.

O caso veio à tona após uma denúncia feita por outros trabalhadores do Pronto Atendimento aos vereadores David Martins (PTB) e Jhulian Ferreira (sem partido). Em um vídeo publicado nas redes sociais no domingo, os vereadores mostram objetos da mulher no local de trabalho enquanto ela estava no outro local em pleno expediente. A acusada foi afastada pela Prefeitura.

O serviço de recepção do Pronto Atendimento de Capão do Leão é prestado por uma empresa terceirizada. A Orbenk, contratada através de licitação, deve receber R$ 3,3 milhões para realizar o trabalho por um ano, que inclui 92 trabalhadores, 41 deles na Secretaria de Saúde.

Segundo o relato do denunciante, que não se identificou, a ausência da recepcionista em horário de trabalho é recorrente. No vídeo publicado pelos vereadores, a diretora do Pronto Atendimento, Rejane Sampaio, confirma que ela deveria estar trabalhando no momento. “Nós fomos conferir e realmente ela estava trabalhando no prédio da frente e tinha batido ponto no Pronto Atendimento”, diz o vereador Jhulian Ferreira. “A repercussão foi muito grande aqui no Município”.

O vereador David Martins disse que vai solicitar imagens das câmeras do local para ver se o caso realmente aconteceu outras vezes. “A gente olhava pela janela e via ela falando ao telefone, gesticulando. A gente enxergava ela trabalhando na empresa da frente. Isso é uma vergonha, é um deboche”, diz o vereador.

Nessa segunda (11), a Prefeitura de Capão do Leão emitiu uma nota de esclarecimento sobre o caso, em que diz que, após tomar conhecimento sobre o caso, a funcionária foi desligada de suas atividades. “A administração municipal está tomando medidas para buscar esclarecimentos junto à empresa terceirizada Orbenk e responsabilizar os envolvidos no acontecido”, diz a nota. “Essas denúncias estão sendo levadas seriamente e serão apuradas com rigor”, continua o texto.

O secretário da Saúde de Capão do Leão, Renato Costa, diz que a pasta abriu um processo para apurar se há mais envolvidos para facilitar a ausência da servidora. “Tão logo identificamos isso, a servidora foi demitida. Isso não era fato recorrente, ocorreu nesse momento e as providências foram tomadas”, diz. Costa afirma, ainda, que a contratação dos trabalhadores terceirizados é feita pela Orbenk. “A responsabilidade, evidentemente, é da secretaria. Não vamos fugir a essa responsabilidade”.

A reportagem entrou em contato com a diretora do Pronto Atendimento e com a empresa terceirizada, mas não teve retorno até o fechamento dessa edição.

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